Mentiras Autobiográficas

Apanhado das mais sinceras mentiras já contadas em uma vida que pode ter sido inventada por alguém sem muito o que fazer...

Saturday, January 06, 2007

Se beber, não digite (nem leia)...


A internet é a mãe dos solitários, dos desajustados e dos desocupados. Aqui pode-se encontrar de tudo, desde pornografia variada ao vídeo da execução de Saddam. Para quem vive só, como eu, é a companheira inseparável de momentos tristes e alegres. Para quem mente, inventa histórias ou gosta de contar as alheias como sendo suas, coisa que também faço, melhor ferramenta não há.
Pergunto-me, no entanto, se não há sempre uma perda de identidade decorrente do uso da rede como escape, substituto de uma vida social, de paixões e mesmo de personalidade. É fácil descrever situações, contar histórias e "viver intensamente" quando não se tem rosto ou voz. Fácil ser criativo na era do Ctrl+C Ctrl+V. Fácil ser herói, bandido, cafajeste, poeta, gênio incompreendido, corno triste ou D. Juan, quando se sabe que a contestação dos "fatos" expostos é no mínimo inviável.
Pode-se levar a sério o que se lê na internet? Hoje acredito que grande parte do que se expõe aqui não merece crédito, devendo ser encarado como passatempo de quem não tem coisa melhor para fazer.
Logicamente existe um grande conteúdo, mesmo o mentiroso, que pode ser útil, educativo e fonte de bom entretenimento. De todo mal se extrai algum bem e vice-versa. As horas gastas na frente de um computador, seja lendo ou escrevendo, batendo papo ou trabalhando, sempre podem proporcionar conhecimento, do mundo e de nós mesmos.
Critério, entendimento e um pouco mais de inteligência no manuseio dessa "arma". Eis o que nos falta...

2 Comments:

Blogger Anna Soares said...

Tem um blog que eu visito sempre que eu acabo meio que 'colando'. Adoro as coisas de lá e minha cola talvez não seja tão involuntária quanto eu acho que é...eu gosto tanto que acabo querendo escrever daquele jeito, com aquela paixão toda.é meio avassalador, mas é extraordinário.
Será q n sei usar a internet?

January 06, 2007  
Blogger Carol said...

Quem tem net, não precisa de sexo, amantes, namos. Quem tem net chora sozinho e se masturba olhando milhões de pixels.

January 28, 2007  

Post a Comment

<< Home